Francisco Jr

COVID-19: Comissão Mista do Congresso divulga segundo boletim com análises positivas e negativas nas ações do governo

37% dos créditos extraordinários do governo já foram gastos

A Comissão Mista no âmbito do Congresso Nacional destinada a acompanhar a situação fiscal e a execução orçamentária e financeira das medidas relacionadas ao Coronavírus (Covid-19), divulgou nesta terça-feira, 02, o segundo boletim quinzenal que traz importantes dados sobre os gastos e ações do governo.

O boletim destaca as ações do Governo Federal, um dos pontos positivos é a concessão do Auxílio Emergencial e a liberação de mais de R$ 60,5 bilhões em créditos extraordinários para o combate à doença, por outro lado descreve como negativo o crescimento do número de mortos, um aumento de 824 em 15 de maio para 1156 em 28 de maio, além do salto no número de infectados, de 14817 em 15 de maio para 26754 em 28 de maio.

A descoberta de corrupção no uso dos recursos e o quantitativo de denúncias e reclamações sobre os programas é parte do boletim. No mês de maio, a CGU junto com outros órgãos realizou várias operações de combate à corrupção, relacionadas ao Covid-19. Dados ainda trazem o número baixo de testagem da população brasileira, o que pode comprometer a formulação de políticas públicas, e as ações governamentais na educação durante a pandemia.

Deputado Federal Francisco Jr (PSD/GO), Relator da comissão.

O relator da comissão, Deputado Federal Francisco Jr (PSD/GO), destacou que “além das reuniões com ministros, diretores-executivos e secretários, esse segundo boletim traz dados que precisam de atenção do governo e de toda população. Nosso objetivo é aumentar a transparência dos gastos públicos, além de trazer subsídios para os trabalhos legislativos do Congresso Nacional”.

No período que consta no boletim, houve três reuniões da Comissão Mista, com as presenças do Ministro-Chefe da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto, o Diretor-Executivo do Instituto Fiscal Independente – IFI, Felipe Scudeler Salto e com o Secretário Especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues Júnior.

Mais de 303 bilhões de reais foram liberados em créditos extraordinários, e até o momento mais de 112 bilhões já foram gastos, o que corresponde a 37% do total disponibilizado pelo Governo.

Veja o primeiro e o segundo boletim na íntegra abaixo:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.