MEC anuncia criação de ‘Enem seriado’

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira (6), que o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) terá uma prova anual aplicada para todas as séries a partir do 2º ano do ensino fundamental.

O Inep afirma que o novo Saeb vai trazer a possibilidade do Enem seriado, ou seja, as notas dos exames feitos para esta avaliação vão poder ser usados para acesso ao ensino superior. Segundo o instituto, o Enem tradicional não vai deixar de existir.

“O Enem seriado é apenas mais uma porta de entrada ao ensino superior. O Enem tradicional continuará a ser aplicado normalmente, nas versões impressa e digital”. “A ideia é trazer resultados com mais agilidade, informações mais precisas e por escola, para conseguir realizar intervenções pedagógicas com tempo mais curto. E com mais uma possibilidade de acesso ao ensino superior: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seriado” – diz a nota do Inep.

Atualmente, a prova é aplicada para os estudantes em 4 diferentes fases de ensino: para os das 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e os da 3ª série do ensino médio.

Segundo o Inep, as provas serão em papel até o 4º ano do ensino fundamental e eletrônicas do 5º em diante. “O exame realizado pelo computador permitirá ter estimativas mais precisas da proficiência dos alunos, assim como redução no tempo da coleta de dados e da divulgação dos resultados”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.