Quedas nos índices de isolamento preocupam Caiado

Relaxamento no isolamento social tem preocupado governo. O índice de isolamento social no estado ficou pouco acima dos 40% nesta semana. Uma redução significativa se comparado aos primeiros 15 dias de quarentena, em que foi atingido a marca de 59%.

O relaxamento das medidas de distanciamento impostas pelo Governo do Estado é monitorado em tempo real e se chegar a faixa de 30% o governador Ronaldo Caiado (DEM) deve recuar no decreto assinado no último dia 20/04 e que permitiu a flexibilização e funcionamento de algumas atividades econômicas

Monitoramento

Para determinar o índice de isolamento social em Goiás, são coletados informações de várias fontes. Os dados são do transporte público, do consumo de energia elétrica em domicílios e pontos comerciais, fluxo de veículos, emissão de notas fiscais e até sinal de celulares. O responsável por monitorar e compilar essas informações é o Secretário de Desenvolvimento e Inovação, Adriano da Rocha Lima.

“Todos esses dados estão disponíveis em painéis separados que nos apresentam a realidade da situação”, conta.

Essa queda drástica no números de isolamento acendeu um alerta, e o governador Caiado ameaçou decretar o fechamento total novamente.

“Quando se fala em flexibilizar a pessoa acha que o estava fechado, passa a funcionar normal. Não é isso. Funciona dentro de determinadas regras”, aponta o secretário. “Se as regras forem respeitadas nenhum caso iria aumentar, porque há elementos que dá total segurança quanto a não transmissão do vírus”, diz.

Adriano Rocha explica que índices de isolamento abaixo de 40% é o mesmo que havia antes da doença, ou seja não apresenta nenhuma segurança para população ou mesmo algum desempenho para conter o vírus.

“A gente acompanha diariamente. Precisamos saber que esse isolamento deve levar algum nível de segurança para a população”, aponta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.