Goiânia vive aumento de casos da Covid-19 em regiões afastadas do Centro

Acompanhando o crescimento da pandemia do novo coronavírus no estado, a plataforma Covid Goiás, mantida e criada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), demonstra que os casos da doença tem avançado significativamente em Goiânia. Com dados do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, é possível perceber o crescimento de casos da doença nas regiões norte e noroeste da cidade, especialmente nos limites do município, o que indica o estabelecimento do contágio comunitário. Vários bairros começaram a registrar os primeiros casos da doença, segundo registros do dia 13 de abril, ao mesmo tempo em que setores que já apresentavam registros sofrem com o aumento dos números.

O professor Manuel Ferreira destaca que os dados mostram que todas as regiões da capital estão com casos da Covid-19 e lembra que nessa última semana o setor Bueno ultrapassou o setor Oeste em números de casos confirmados e já chega a 20.
“Será uma questão de dias ou horas com a apresentação de vários casos confirmados. Não temos mais um eixo centro-sul de contaminação. A doença chegou a bairros localizados bem no limite da capital”, afirmou.
De acordo com o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig/UFG), utilizando informações oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e dados socioeconômicos, é possível realizar modelagens e interpretações sobre a disseminação da Covid-19 em todo o estado, com o objetivo de manter a plataforma atualizada e oferecer cada vez mais informações para a sociedade goiana.
O Setor Guanabara, Recanto do Bosque, Capuava, Balneário Meia Ponte e Vila Pedroso são alguns dos bairros que passaram a apresentar registro de casos da Covid-19. No dia 06 de abril eram 31 bairros afetados; agora são 55, com possível aumento nas próximas horas ou dias. Goiânia registra até agora 130 casos confirmados, com 7 mortes. Em todo o estado de Goiás são 233 casos confirmados, 15 óbitos e mais de 3.701 casos suspeitos.   
Acesse a plataforma Covid Goiás – covidgoias.ufg.br

Novidades

Segundo o professor Manuel Ferreira, a Plataforma Covid Goiás está em constante aperfeiçoamento para continuar apresentando o crescimento da pandemia de forma detalhada e precisa, oferecendo às autoridades de saúde e planejamento o máximo de dados possíveis para o enfrentamento desta crise. Uma das novidades desta semana é que a plataforma passou por ajustes, e está mais completa para aqueles que consultam os dados por dispositivos móveis, como smartphones.
“Esperamos entregar em breve aprimoramentos de busca e análises mais sofisticados, como, por exemplo, índices de vulnerabilidade social à doença por conta de critérios ligados à infraestrutura de saúde e saneamento básico, além de novas projeções da doença”, explica.
Casos confirmados por bairros - 14.04.png

Fonte: Secom/UFG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.