Professores de Jataí gravam vídeos informativos sobre coronavírus para comunidade surda

 

Um casal de professores de Jataí desenvolveu um projeto onde gravam vídeos, em libras, transmitindo todas as atualidades sobre o coronavírus à comunidade surda.O professor da Universidade Federal de Jataí (UFJ), Thábio de Almeida e a esposa Kamilla Fonseca Lemes, professora do Instituto Federal de Goiás (IFG), traduzem, em vídeos, as principais notícias relacionadas à pandemia e publicam em um canal no YouTube e em grupo no WhatsApp, possibilitando o acesso a informações atualizadas.

A iniciativa surge como uma forma de tornar acessível aos surdos as notícias e informações afim de manter essa comunidade devidamente informada sobre a atual cituação.

As estudantes Jéssica Borges e Jeane Aparecida consideram a iniciativa dos professores como fundamental para que consigam entender plenamente todos os acontecimentos.

“Nós surdos não temos o domínio da língua portuguesa para ter a leitura necessária”, afirma Jéssica. “Por esse motivo, este projeto é importante ao fazer a tradução das informações em libras, auxiliando a comunidade surda a entender de uma forma clara o coronavírus”, complementa Jeane.

Já são mais de 30 vídeos produzidos que auxilia não apenas os alunos do casal,mas também outros vários deficientes auditivos que podem vir a acessar o material através da plataforma do Google.

Para os beneficiados, a medida repassa informação recente, completa e de fácil compreensão.

“O projeto faz com que o surdo não tenha informações atrasadas, acompanha na medida em que as notícias vão sendo divulgadas. Assim, nós conseguimos ter uma informação completa”, afirma a estudante Jeane.

Fonte: Jornal Somos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.