Vacinação contra sarampo segue até o dia 13 em Goiás

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), já foram aplicadas 12.556 doses contra o sarampo no público-alvo, que são as crianças e adolescentes de 5 a 19 anos que ainda não foram vacinadas ou estão com a imunização incompleta. Apesar do surto de sarampo em outros estados brasileiros, a campanha de vacinação contra esta doença em Goiás permanece até o próximo dia 13.

Em 2019, no território goiano, foram notificados 198 casos suspeitos em 51 cidades, onde 14 foram confirmados e 8 ainda seguem em investigação. Neste ano, já foram 9 notificações em 6 municípios, sendo um caso confirmado, 2 descartados e os outros 6 em processo de investigação.

Aproximadamente 900 postos de saúde do Estado estão munidos com estoque de imunização. Além disso, foram distribuídas 80 mil doses da vacina tríplice viral, em todos os municípios goianos, para garantir a proteção não só para o sarampo, mas também para caxumba e rubéola.

Sarampo

O sarampo é uma doença altamente contagiosa que pode causar sérias complicações ao paciente, podendo levar à morte. A transmissão ocorre pela dispersão de gotículas com partículas virais no ar, quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outros. Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.