Estudo afirma que : apoio a liberdade de imprensa cai no Brasil e satisfação com a democracia aumenta

Foi divulgado nesta quinta-feira (27) o estudo realizado pelo  Pew Research Center, que pesquisou como as pessoas avaliam os vários elementos que formam uma democracia (como a livre circulação de ideias, a liberdade religiosa, a realização de eleições e uma Justiça independente).

O estudo que fez 38.426 entrevistas em 34 países, entre 13 de maio e 2 de outubro de 2019, apontou que, no Brasil, houve uma queda da insatisfação no funcionamento da democracia. Dois anos atrás 83% se diziam insatisfeitos, hoje esse percentual é de 56%.

“Algumas vezes, vemos que a insatisfação com a democracia diminui logo após uma eleição, o que foi o caso do Brasil”, afirma Richard Wike, diretor do setor de Pesquisas de Atitudes Globais do Pew.

“No país, a insatisfação caiu ao longo de todo o espectro ideológico, mas o declínio foi especialmente acentuado entre pessoas que se identificam como de direita”, analisa.

O levantamento apontou também a queda no apoio à liberdade de imprensa: 60% dos brasileiros entrevistados disseram considerar muito importante que a imprensa possa reportar as notícias sem sofrer censura. Em 2015, o apoio era de 71%.

Junto aos dados, é apresentado pela pesquisa que apenas 36% dos brasileiros ouvidos afirmam defender que partidos de oposição possam atuar de forma livre, e 52% afirmaram valorizam as entidades de defesa dos direitos humanos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s