Hospital Órion realiza simulado de atendimento a um paciente infectado por Coronavírus

Na última quinta-feira (30/01) a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a classificação da epidemia atual pelo Coronavírus como emergência de saúde pública de interesse internacional. O novo vírus, denominado doença respiratória aguda 2019-nCoV, teve seu epicentro na cidade chinesa de Wuhan e desde o final de dezembro já infectou 17 mil pessoas em 23 países em 4 continentes e continua se alastrando e fazendo novas vítimas. Até o momento são mais de 360 mortos. No Brasil, são monitorados 13 casos considerados suspeitos pelo Ministério da Saúde, sendo que nove foram descartados.

Com receio de que o Coronavírus de fato chegue ao País, autoridades, agentes e instituições de saúde têm se organizado com o objetivo de se precaverem e realizarem, se necessário, tratamento com os melhores protocolos de segurança e para a não contaminação de mais pacientes e equipe médica. Com este objetivo, nesta quinta-feira (06/02), o Hospital Órion realiza um simulado real de atendimento a um paciente infectado por Coronavírus.

No treinamento, profissionais serão capacitados em como agir em uma situação de atendimento a um paciente com suspeita de infecção pelo novo vírus. Serão contemplados desde o fluxo da chegada do paciente dando entrada na emergência, até as etapas subsequentes, como atendimento na recepção, com avaliação de risco e, em seguida, atendimento médico, além da coleta do material para análise laboratorial, explica o diretor clínico do Hospital Órion, o pneumologista Marcelo Rabahi. “Vamos testar também um fluxo ainda mais grave com a necessidade de terapia intensiva, que é quando vamos avaliar nossa capacidade de atendimento desse tipo de paciente, em um quarto com pressão negativa e filtro hepa, mecanismos que minimizam o risco de infecções ao paciente, e representam hoje os maiores critérios de segurança para o atendimento de um paciente com risco de epidemia”, detalha.

Participarão da simulação cerca de 60 profissionais entre equipe de emergência, UTI e setor de internação, além de infectologistas, intensivistas, enfermeiros e equipe multiprofissional. Posterior à simulação, será realizado uma palestra debate com o corpo clínico, onde os profissionais receberão informações atualizadas sobre a epidemia. “Com isso esperamos diminuir um pouco as dúvidas que os colegas possam ter, além de se sentirem mais capacitados e orientados a cerca dos números atuais e possibilidades de ação desses pacientes”, destaca Rabahi. A palestra é aberta a profissionais de saúde de outras instituições.

Cronograma:

Simulado de atendimento a um paciente infectado por Coronavírus

Data: 06 de fevereiro, quinta-feira

Horário: 08h

Local: Hospital Órion – Avenida Portugal, nº 1148, setor Marista (entrada pela Avenida Portugal rampa de acesso)

Palestra debate sobre Coronavírus

Horário: 19h30

Local: Centro de Convenções Hotel Clarion – Órion Business & Health Complex

Informações: 3878-5100

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.