Pedro Bial Afirma que “Democracia em Vertigem” é uma ficção alucinante

Pedro Bial, provocou polêmica na última segunda-feira (3) ao afirmar que o documentário Democracia em Vertigem“, feito Petra Costa, “é uma ficção alucinante” e que ele deu muita risada ao ver o filme, que é um dos indicados ao Oscar.

“Achei muito engraçado Democracia em Vertigem. É um non sequitur [inconsistência lógica] atrás do outro.” Diz Pedro Bial acerca do filme indicado ao Oscar 2020. Bial critica ainda a narração de Petra Costa que, na sua visão, “é miada, insuportável. “Ela fica choramingando o filme inteiro.”

 

Apesar das diversas características negativas levantadas, ele disse que o “filme é bom” e que Petra tem todo o direito de colocar a sua visão da história.

“É um artigo brilhante, dizendo que de documentário não se deve exigir informação ou objetividade, mas se espera uma experiência. E isso o documentário dela [Petra Costa] provê. Agora cada um reage à experiência de um jeito. Eu reagi às gargalhadas, outros vão reagir com raiva, outros podem reagir se sentindo representados.”

 

Ele ainda afirma que o documentário é enviesado, que apresenta uma visão particular da autora.

“É um filme de uma menina dizendo para a mamãe dela que fez tudo direitinho, que ela está ali cumprindo as ordens e a inspiração de mamãe, somos da esquerda, somos bons, nós não fizemos nada, não temos que fazer autocrítica. Foram os maus do mercado, essa gente feia, homens brancos, que nos machucaram e nos tiraram do poder, porque o PT sempre foi maravilhoso e o Lula é incrível”, disse ele, em referência à aparição da mãe de Costa, que lutou contra a ditadura militar.

Na disputa com o documentário “Indústria Americana”, ele diz acreditar que a Academia dará o prêmio ao brasileiro. Mas afirmou que o sírio “For Sama” pode ganhar, embora ainda não tenha visto a produção.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.