5G no Brasil está previsto para 2020

Os executivos que representam a empresa chinesa de telecomunicação Huawei, no Brasil e na América Latina,  reuniram-se com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) na semana passada. O encontro sediado em Brasília teve por objetivo aproximar a companhia do governo brasileiro, em um momento  que se mostra crítico para a Huawei.

A empresa está no centro da guerra comercial entre China e Estados Unidos e foi proibida pelo governo americano de fazer negócios com companhias do país.Os Estados Unidos alegam que a tecnologia da Huawei para redes de dados e a proximidade com o governo chinês representam uma ameaça à segurança nacional nas nações que a adotam.

A Huawei e a China negam as acusações. Mesmo assim, a empresa já sofreu revezes em outros mercados após as sanções dos Estados Unidos. Com isso, torna-se ainda mais importante o leilão das redes móveis de quinta geração, ou 5G, no Brasil, previsto para 2020.

_109737575_94cb1ef9-f9aa-4128-beeb-882b39815d13.jpg
Em encontro com o presidente com representante da Huawei no Brasil 

Sobre o 5G:

As redes 5G prometem velocidades de download até 20 vezes maiores do que no 4G, permitem que mais gente fique conectada em uma mesma região simultaneamente e oferece conectividade quase instantânea entre aparelhos.

Se o 4G e suas variações permitiram conectar pessoas, o 5G vai nos permitir uma conexão muito mais ampla com as coisas que nos rodeiam. Seu celular, por exemplo, provavelmente vai ser mais rápido que o wifi da sua casa.

A velocidade do 4G, que provavelmente está ao alcance das suas mãos neste momento, é de 1 Gbps por segundo. A nova rede, em seu potencial máximo, será capaz de oferecer velocidade padrão de 20 Gbps por segundo, de acordo com o órgão regulador britânico Ofcom.

Segundo explica o jornal americano The Wall Street Journal, baixar uma playlist de 1 hora no Spotfy demorava cerca de 7 minutos com o 3G, 20 segundos com o 4G e, com o 5G, esse tempo será de 0,6 segundos.

Se quiser levar um filme para assistir durante uma viagem, enquanto está off-line – serviço oferecido por plataformas como o Amazon Premium ou o Netflix –, vai levar 3,7 segundos para baixá-lo enquanto se gasta cerca de 2 minutos com o 4G.

O popular jogo Fortnite demora 14 minutos para ser baixado usando tecnologia 4G e a expectativa é que com o 5G bastarão 24 segundos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s