Dokter, o “Uber” de consultas médicas chega a Goiânia e gera polêmica, entenda

Goiânia

Lançado em Goiânia ontem, 26, o aplicativo Dokter já gera polêmica entre médicos e o Conselho Regional de Medicina de Goiás (CREMEGO).

A Dokter, como é chamado, é uma plataforma de atendimento médico que disponibiliza clínicos gerais e pediatras para atendimento domiciliar. Desde o seu lançamento, há três meses em Brasília, já tem mais de cinco mil downloads. O aplicativo de celular para consultas médicas é semelhante ao Uber, basta o usuário da Dokter acionar um clínico geral ou pediatra para ter o atendimento em casa. Os valores variam entre R$ 200 e R$ 400 e garante um serviço exclusivo e sem filas. Em Goiânia já são mais de 30 profissionais cadastrados.

12363034_1086735144678997_1673462203883543169_o

O serviço funciona 24 horas por dia, em todos os dias da semana. O usuário aponta a localização e chama o profissional. O aplicativo aciona o médico mais próximo para o atendimento, que chega em no máximo uma hora. O custo é descontado no cartão de crédito. O criador do aplicativo, o médico Marco Antônio, diz que a ideia surgiu depois de ele ficar cinco horas em uma emergência como acompanhante de um paciente.

“A plataforma não exige do médico o compromisso de ficar online. Então, a gente quer que ele [profissional] fique online na hora vaga dele. Não queremos que ele saia de nenhum emprego ou nenhum consultório que ele esteja pra consultar”, explica.

Todos os médicos cadastrados têm registro ativo no Conselho Regional de Medicina. Segundo Marco Antônio, o serviço não atende casos de emergência. “Se a pessoa achar que está correndo um risco sério de vida, indicamos o Samu, Corpo de Bombeiros ou ambulância particular para levá-la ao pronto socorro mais próximo”, diz o cirurgião.

Porém o presidente do CREMEGO, Aldair Novato Silva, em entrevista recente a imprensa goiana alerta para problemas na relação entre médico e paciente estabelecida via aplicativo, justificando que se o paciente marca uma consulta hoje, mas o retorno pode não ser com o mesmo médico, quebrando assim o vínculo do paciente com o médico. A segurança do prontuário do paciente também está sendo analisada pelo conselho.

Entretanto diversos usuários já aprovaram o aplicativo e recomendam conforme depoimentos no site do desenvolvedor, “Gostei muito do serviço oferecido pela Dokter. Achei a ideia do atendimento domiciliar excelente! Nada melhor do que ser atendida rapidamente e no conforto do meu lar.” – afirma Marta Kerr de Brasília – DF.

Veja o vídeo explicativo sobre o funcionamento do aplicativo:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s